Câncer de próstata

Saúde - Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025


Câncer de próstata

O diagnóstico de câncer de próstata é um divisor de águas na vida de muitos homens. Trata-se do início de uma batalha física que é acompanhada de um grande desafio emocional, exigindo coragem, informação e, acima de tudo, o abandono de velhos preconceitos. Em conversas francas, segurados que trilharam (ou ainda trilham) o caminho do tratamento compartilharam conosco as suas histórias, revelando que a cura está diretamente ligada à atitude de cuidar de si.

Para a maioria dos homens, a primeira reação é de susto e negação. "Eu não sentia nada. Achava que era coisa de homens mais velhos que eu, de quem não se cuidava", relata um dos nossos segurados que descobriu a doença num exame de rotina. Na fase inicial, o câncer de próstata é quase sempre assintomático, reforçando a importância dos exames preventivos. Já outro segurado enfatizou: “Eu sempre realizava exames periodicamente e, mesmo assim, me surpreendi quando recebi o diagnóstico, porque tive a impressão que o problema surgiu repentinamente”. Essas informações revelam a face silenciosa da doença o que ressalta a importância do cuidado. Para todos os entrevistados, o medo se concentra nas possíveis sequelas, principalmente, nos aspectos pertinentes à sexualidade. Nesse sentido, o apoio médico e psicológico são essenciais durante o processo de tratamento e na reabilitação. "É um caminho que requer aceitação e readaptação diante das mudanças. É preciso conversar a respeito, combater a vergonha e buscar ajuda", é o que aconselhou, por fim, um dos nossos entrevistados.

A atenção que damos à nossa saúde não é apenas um indicativo de autoestima, mas um sinal de amor e cuidado que cultivamos com familiares, amigos e todos aqueles que nos querem bem. O diagnóstico precoce pode salvar vidas.

Instituto Municipal de Seguridade Social do Servidor


Blumenau