Câncer de Pele: o alerta da campanha Dezembro Laranja

Saúde - Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025


Câncer de Pele: o alerta da campanha Dezembro Laranja

O câncer de pele é a forma de câncer mais comum no mundo. Num país tropical como o Brasil, onde o sol é abundante na maior parte do ano, a conscientização sobre os riscos e a importância da prevenção se tornam ainda mais necessárias. É neste contexto que surge a campanha Dezembro Laranja, para dar visibilidade à importância do cuidado com a pele.

A principal causa do câncer de pele é a exposição excessiva e desprotegida à radiação ultravioleta (UV) dos raios solares. No entanto, por ser uma doença majoritariamente ligada a hábitos, o controle dos fatores de risco permite que o câncer de pele seja um dos mais fáceis de prevenir.

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de pele apresenta grande chance de cura, evitando que a pessoa seja submetida a tratamentos mais complexos, reduzindo o impacto físico e emocional do tratamento. Quanto às medidas de prevenção, elas devem ser incorporadas na rotina de todas as pessoas, como:

  1. Usar protetor solar: aplicar diariamente filtro solar de amplo espectro (contra raios UVA e UVB) com FPS 30 ou superior, reaplicando-o a cada duas horas durante a exposição solar.
  2. Evitar a radiação em horários de pico: ou seja, restringir a exposição ao sol entre 10h e 16h, período em que há maior incidência de raios UV.
  3. Proteger-se com acessórios: utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram a pele, buscando a sombra sempre que possível.
  4. Autoexame da pele: observar o próprio corpo procurando por manchas, pintas ou lesões que mudam de cor, formato ou tamanho e que não cicatrizam.

Com a chegada do verão, a campanha Dezembro Laranja nos oferece um lembrete crucial: pele bonita é, acima de tudo, pele saudável! Trata-se de um convite para a mudança de hábitos, garantindo sempre a proteção adequada da pele, dando atenção a sinais (pintas)  ou manchas. A sua maior arma é a prevenção e em caso de alguma alteração suspeita, procure ajuda médica.

Instituto Municipal de Seguridade Social do Servidor


Blumenau