Dia Nacional do Aposentado: um legado de conquistas

Administração - Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026


Dia Nacional do Aposentado: um legado de conquistas

Anualmente, no dia 24 de janeiro, comemoramos o Dia Nacional do Aposentado. Nesta data, em 1923, foi promulgada a “Lei Eloy Chaves”, considerada o nascimento da seguridade social brasileira. Na ocasião, a lei criou as “Caixas de Aposentadoria e Pensão” para os trabalhadores ferroviários, garantindo-lhes benefícios como aposentadoria e pensão por morte, novidades na época. Esse foi o primeiro avanço na construção do que, mais tarde, tornou-se um  sistema de proteção, previdência e seguridade social no Brasil, que beneficiou e continua beneficiando os trabalhadores, como INSS e o próprio ISSBLU.

Por isso, trata-se de uma data que visa o reconhecimento do esforço daqueles que dedicaram suas trajetórias à construção e ao desenvolvimento do país. Os aposentados pavimentaram o caminho que percorremos hoje e são guardiões de muitas histórias que atravessam gerações. Por isso, é o dia que demarca a importância que esses trabalhadores tiveram e têm na história do trabalho, na ordem comunitária e, principalmente, nas suas famílias.

Mais do que uma data no calendário,  este dia celebra histórias de superação e de contribuição desses cidadãos na luta por uma sociedade mais justa e solidária. Celebrar este dia é honrar a dedicação de quem construiu o caminho que trilhamos hoje. Também é um convite à reflexão sobre a sustentabilidade futura do sistema previdenciário, garantindo a sua manutenção e sua evolução, para que as futuras gerações continuem usufruindo dela. Desse modo, celebramos a história e reafirmamos o compromisso do ISSBLU em continuar cuidando de quem muito contribuiu para o nosso município. 

Para mais informações, acesse o link abaixo que lhe direcionará ao site do Senado Federal. Lá é possível conferir uma série de informações e documentos históricos que o ajudarão a entender a importância da data: 

 https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/primeira-lei-da-previdencia-de-1923-permitia-aposentadoria-aos-50-anos

Instituto Municipal de Seguridade Social do Servidor


Blumenau