O Código de Ética do ISSBLU é um instrumento fundamental para orientar a conduta dos agentes públicos ligados ao Instituto. Ele está baseado nos princípios constitucionais de Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
A quem se aplica?
Servidores efetivos do quadro permanente
Cargos comissionados
Servidores cedidos
Estagiários
Terceirizados
Conselheiros
Voluntários
Fornecedores
Regras Éticas Fundamentais
1️⃣ Ética e Moralidade no Serviço Público
A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e o compromisso com os princípios éticos são fundamentais em qualquer atuação do agente público.
2️⃣ Atendimento com Respeito
Cortesia, responsabilidade e cuidado no atendimento demonstram o reconhecimento da dignidade de cada cidadão.
3️⃣ Pontualidade é Respeito
Cumprir o horário de trabalho valoriza o serviço público e fortalece o respeito entre colegas.
A conduta ética vai além do que é legal
O agente público deve refletir não só sobre o que é legal ou ilegal, mas também sobre o que é ético, probo e moralmente correto, buscando sempre o bem comum.
Remuneração e Dever Moral
O salário do servidor é custeado por contribuições previdenciárias. Isso exige do agente público um compromisso ético ainda maior com a moralidade e boa gestão.
A vida privada importa
A função pública integra a vida do servidor. Suas atitudes fora do expediente também impactam sua imagem funcional.
Transparência com responsabilidade
A publicidade dos atos administrativos é uma exigência ética. O sigilo só deve ocorrer quando previsto em lei, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Impessoalidade e Sustentabilidade
O ISSBLU deve atuar com total imparcialidade e adotar práticas sustentáveis conforme a Constituição.
Este é apenas o primeiro capítulo!
Acompanhe os próximos materiais para conhecer os demais capítulos do Código de Ética do ISSBLU. Ética se pratica todos os dias!
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Páscoa
Páscoa ou Domingo da Ressurreição é uma festividade religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.