Benefícios do Servidor - ISSBLU

Aposentadoria

Aposentadoria por tempo de contribuição

O servidor fará jus à aposentadoria voluntária por tempo de contribuição com proventos calculados na forma prevista em lei, desde que preencha, cumulativamente, alguns requisitos pré-estabelecidos. Na aposentadoria por tempo de contribuição serão observadas as regras de transição que melhor se adapta ao servidor. Para melhor entendimento de cada regra, clique aqui.

Aposentadoria por idade

O servidor fará jus à aposentadoria voluntária por idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, calculados na forma prevista em lei, desde que preencha, cumulativamente, os seguintes requisitos:

Homem

Mulher

= 65 anos de idade                                             

+ 10 anos tempo serviço público        

+ 05 anos no cargo efetivo   

= 60 anos de idade                                             

+ 10 anos tempo serviço público        

+ 05 anos no cargo efetivo   

Aposentadoria compulsória

O servidor, homem ou mulher, será aposentado compulsoriamente aos 75 anos de idade com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.

Aposentadoria por invalidez

Destinada ao servidor que for considerado incapaz total e definitivamente para o trabalho, mediante perícia médica do ISSBLU. Não é exigido tempo mínimo de contribuição previdenciária, entretanto, o valor do benefício é calculado de forma proporcional, ressalvados os casos em que a invalidez decorrer de acidente de trabalho, doença profissional, doença grave, contagiosa ou incurável especificadas em lei.

Auxílio - Doença

O auxílio doença é um benefício devido ao servidor enquanto estiver incapacitado para o trabalho, por motivo de acidente em serviço, doença profissional ou moléstia comprovada. Será concedido pelo ISSBLU, a partir do décimo sexto dia do afastamento, mediante apresentação de atestado médico utilizado para emissão do laudo médico pericial.

IMPORTANTE: Durante o afastamento, o servidor não poderá exercer qualquer atividade remunerada, ou mesmo gratuita, em caráter contínuo, sob pena de cassação imediata do auxílio doença, com perda total da remuneração percebida.

Sálario - Maternidade

É um benefício concedido à segurada durante cento e vinte dias consecutivos, contados do primeiro dia do nono mês de gestação, podendo ser antecipado por determinação médica ou, em caso de adoção, conta-se a partir do termo de adoção. Havendo nascimento prematuro, o benefício será devido a partir do parto.